segunda-feira, 26 de março de 2018

A Leitura da Cruz Celta

A leitura da Cruz Celta me remete às origens dos símbolos, linguagens, crenças e artefatos tão universais quanto as estrelas, nossos guias de navegação e posicionamento preciso no mundo.


1- [Carta de Cobertura/Significadora] - Carta que reflete a situação inte­rior e exterior na qual o indivíduo se encontra no momento presente.

2- [Carta Cruzada/Desafio] - Descreve a situação interior e exterior que gera conflito e obstrução no presente imediato. Trata-se do que está "cruzando" o caminho descrito na Carta #1 e indica a natureza aparente do problema. Não é necessariamente negativa, simplesmente representa a situação que está gerando o conflito e revolvendo as coisas. Em certo sentido, ela impede a Significadora de expressar-se total­mente, causando um bloqueio na vida.

3- [Carta da Cabeça/Influências racionais ou internas] - Posicionada diretamente sobre a Significadora, descreve nesta posição o ambiente e a situa­ção que pairam sobre a consulta no presente imediato. Tudo o que está na cabeça de alguma coisa é aparente à visão de todos e, por­tanto, a carta que aparece nessa posição reflete o que é externo, o que está na superfície e imediatamente aparente.

4- [Base da Questão/Subconsciente] - Descreve a situação interior e exterior, o impulso, o instinto ou a aspiração que provoca a aparente situação superficial da Carta da Cabeça. O que está na base é, na realidade, o que está na raiz da psique e muitas vezes essa carta surge como surpresa, pois pode tratar-se de uma motivação inconsciente que precisa ser leva­da para a consciência. Nem sempre agimos ou sentimos coisas de acordo com o nosso pensamento, e a carta que aparece na Base da Questão muitas vezes poderá contradizer o motivo aparente do nos­so dilema no momento em que consultamos as cartas.

5- [Influências do Passado] - A carta que aparece nessa posição descreve a situação interior e exterior que agora está acabando de passar pela nossa vida. No passado, ela foi importante, pois pode ter representado um conjunto de valores que o indivíduo tinha em alta estima; mas agora ela perdeu a sua potência e precisamos ser capazes de soltar tudo o que essa carta representa antes que os novos e futuros desenvolvimen­tos possam ser integrados criativamente na vida.

6- [Influências do Futuro] - A carta que aparece nessa posição descreve a situação interior e exterior que está por manifestar-se na vida. Não se trata de um prognóstico duradouro de um resultado final, mas de uma descrição das correntes agindo no presente imediato.

7- [Posição Atual/Atitude - autoimagem] - Espécie de extensão futura da Posição 1, a Significadora. A carta que aparece nessa posição descreve a atitude ou estado interno de negócios no qual o consulente logo se encontrará. Essa carta, tal como a Significadora, descreve um conjunto de atitudes ou de qualidades, e muitas vezes apresentará o que precisa ser desenvolvido, assim como o que provavelmente virá a acontecer.

8- [Fatores Ambientais - como os outros nos veem] - Descreve a imagem daquelas pessoas que nos cercam - amigos e familiares - e que estão envolvidas em nossa situação e conosco mesmos. A carta que aparece nessa posição geralmente implica que tipo de resposta à nossa situação é possível esperar de outras pessoas, assim como o que nós mesmos fizemos inconscientemente para projetar essa espécie de imagem para o mundo exterior. Muitas vezes, um indivíduo passando por problemas de um tipo ou de outro não é compreendido pelos amigos e pelos entes queridos como ele esperava que fosse, e a carta na Posição Oito pode frequentemente nos dizer o porquê, pois essa é a visão que o mundo tem de nós e pode contradizer a forma de como nos sentimos tão facilmente quanto refletir honesta­mente a nossa situação.

9- [Esperanças e Temores] - Tanto as esperanças quanto os temores podem ser descritos por uma carta, pois todas as cartas do tarô são ambivalentes.

10- [Resultado Final] - Aqui, a palavra "final" pode ser mal-interpretada, pois nada é absolutamente final, conforme a jornada do Louco; e a carta que aparece nessa posição não descreve uma situação de permanência duradoura, mas uma situação que é o surgimento natural do que estamos passando no momento. O "resultado final" pode cobrir um período de aproximadamente seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário